29/02/2016

Videoaula Tapete Constelação

Dia de videoaula !!

Hoje trouxe para vocês um tapete multiuso que dei o nome de Constelação! Pra quem não sabe o que é constelação (Espero que todos saibam) Constelação é o coletivo de estrela. E é justamente esse o efeito que da o tapete, um monte de estrelas juntas!

A ideia do tapete veio através do padrão de uma colcha que era feita dessa forma, bem, não tinha receita então tive que "quebrar a cabeça" pra conseguir entender como essas tramas eram feitas. Conseguir!

Então decidi, a parti dessa trama, criar esse tapete multiuso. Espero que vocês gostem do resultado.
Nas minhas aulas eu sempre procuro, não só dizer para o aluno o que ele irá fazer, como, principalmente fazer ele entender o porque que ele irá fazer. Pois acredito que quando o aluno entende, ele consegue sozinho desenvolver essas e outras peças sem precisar ficar "refém" de um vídeo.

Eu entendendo isso, vou fazer aqui uma lista de observações que você precisa entender para que a construção do seu tapete fique mais fácil. Mas, atenção! É provável que você não entenda nada do que está descrito abaixo caso você ainda não tenha assistido ao vídeo, então, assista o vídeo e tenha essas anotações apenas como um adicional. Vamos la?

1ª Observação: (Matriz e filiais)

O trabalho terá 3 cores, uma cor será a matriz (No caso do vídeo a cor branca) e as outras duas, filiais, (Rosa e preta) 
Chama-se a branca de matriz porque ela é a cor que mais se repetirá no trabalho (Eu me refiro ao trecho onde serão construídas as tramas de estrelas) A cor matriz repetirá no trabalho: Carreira sim, carreira não. Jà as filiais serão vistas a cada 3 carreiras.

2ª Observação (Dos grupos de pontos altos)

Teremos 3 tipos de grupos de p.a que são: Grupos de 4 p.a, grupos de 6 p.a e grupos de 2 p.a.
Os grupos de 4 aparecerão sozinhos na carreira, você fará 4 p.a até o fim da carreira separados por 10 corr.(Nas cores filiais) 
Já os grupos de 6 e de 2 p.a aparecerão de forma alternada em uma única carreira (Na cor matriz) ou seja, você fará um grupo de *2 p.a, 10 corr de separação, grupo de 6 p.a , 10 corr de separação*

*Repetirá até o fim da carreira.
Nos grupos de 2 e 6 tambem terá uma alternância de posições de uma carreira matriz para a outra. Vou explicar melhor:
Se na primeira carreira matriz (No nosso caso, carreira de cor branca) Você começa com um grupo de 2 p.a e segue 10 corr, 6 p.a 10 corr ...Na carreira seguinte você começará com 6.pa e seguirá 10corr, 2p.a, 10 corr... Ou seja, sempre alternando o grupo que irá começar cada carreira matriz (Se é 2 ou 6 p.a)

3ª Observação (Dos cruzamentos) 

As alças (10 corr) serão cruzadas entre a mesma cor e entre cor diferente, porém com as seguintes ressalvas: As alças das cor que representa a matriz não cruzará entre si, (Branco com branco) porém cruzará com todas as filiais (branco com rosa - branco com preto)
As alças das filiais poderão cruzar entre si (rosa com rosa- preto com preto) entretanto uma com filial não cruzará com outra cor filial (rosa com preto)

4ª Observação (Das torres de grupos)

Quando você terminar todas as carreiras (referente as cores) você notará que os grupos estarão colocados um sobre o outro de forma crescente e decrescente (2- 4 -6 -4- 2- 4 - 6- 4 - 2 -4...) 

5ª observação (Geral)

  • Os cruzamentos só poderão ser feitos no par de alças cujo o grupo acima seja de 2.p.a.
  • As alças de cima sempre entrarão primeiro por dentro das de baixo, em caso de ponto de cruzamento, passe primeiro as alças que serão cruzadas por dentro das de baixo, em seguida cruze-as, depois pegue as alças que estão acima das alças já cruzadas e passe por dentro delas.
  • Pra fazer um tapete de tamanho diferente, você deverá ter um número de correntes iniciais de seja múltiplo de 8 +4 no final do resultado encontrado você também deverá somar mais 3 corr pra subi.
  • Faças com as cores que quiser, mas, lembre-se de adotar uma para ser a cor matriz.
Bem, em caso de mais dúvidas, pergunte-me no formulário de contatos ou nos comentários do vídeo.
O tapete, seguindo essa receita, ficou com um tamanho de 64x45 cm (Sem medi a franja) Para fazer de tamanho diferenciado, leia as instruções do item acima.

Lista de material:






O vídeo ficou um pouquinho grande com quase 1 hora de duração.

Para se inscrever em meu canal, é só clicar no botão a baixo:



Para ver a lista de todos os vídeos do meu canal Clique aqui!

Para assistir ao vídeo, clique no play abaixo:

Então é isso pessoal! Não esqueça de seguir este blog também. Beijos e até a próxima!

3 Recados:

  1. Bom dia amada.
    Ual, maravilhoso, lindo, perfeito, parabéns.
    Beijinh♥
    Raquel Fraga
    http://ateliedemimosdaquelsfs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. bia boa tarde com quantos pontos vc fez a amostra desde já agradeço sua segidora diana fererira

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário. Se seguiu o blog é só deixar o link que eu retribuo!!!

 
Bya Ferreira - Crochet Designer © - crochet designer
Desenvolvido por Heart Ideas – soluções criativas.