29/06/2016

Como fazer o gorro Estrelinha do tamanho desejado.

O post de hoje é explicativo e é referente ao trabalho que será vídeo nessa sexta, o gorro Estrelinha.

Que tipo de explicação eu irei dá aqui? Bem pessoal, sempre quando faço esse tipo de peça recebo perguntas do tipo: Como faço para fazer com o material X? E com o Y? Enfim.. As pessoas querem saber com quantos pontos elas devem começar se fizerem com um material diferente do que eu uso no vídeo, ou então: Com quantos pontos eu começo para fazer pra uma criança de idade Y...
Pessoal, pra eu dá essa resposta com exatidão eu precisaria fazer testes, testar cada material em cada tamanho possível, agora imagine o tempo que isso iria me levar? então minha resposta é não! Eu não tenho a resposta exata do que você quer, eu não sei quantos pontos precisa pra fazer, por exemplo: Um gorro igual a esse para uma criança de 6 anos usando a lã Batik, ou pra uma criança de 8 usando o Folia, ou para um adulto usando fio Anne enfim... Não sei a resposta mas, quero ajudar você a encontrar, por isso, trouxe aqui algumas explicações que serão importantes para você:

As informações que eu darei abaixo, trata-se da mesma peça mostrada em aula, ou seja, confeccionada com lã Mollet e agulha de 3,5mm.

A peça é iniciada pela barra, é nela que você tem que focar para definir o tamanho do seu gorro.
Primeiro passo:

-> Definir que material você irá usar para o seu gorro (Fio e agulha).

Segundo passo:

-> Vamos fazer uma mostra dessa barra. No que consiste essa mostra? Consiste em um pequeno módulo onde nela você fará os mesmos pontos que são empregados na barra.
-> Qual o tamanho dessa mostra? Como a barra tem 4 carreiras, então iremos fazer 4 carreiras, já em termos de comprimento, para que a gente consiga fazer um cálculo mais fácil então precisaremos de 10 cm de mostra, como nós não sabemos quantos pontos fazer pra termos exatamente 10 cm (afinal a mostra serve justamente para nos dá essa resposta) faça o suficiente para passar disso, vá na intuição.
Segue a minha mostra feita com lã Mollet e agulha de 3,5mm:

terceiro passo: 
-> Depois de feita sua mostra, com a ajuda da fita métrica, meça 10 cm de sua mostra. Observe a imagem abaixo:


-> Use algo para marcar o ponto exato onde você tem 10 cm. na imagem abaixo, eu usei a agulha rosa como marcador. observe:


Quarto passo: 
-> Agora conte quantos pontos temos dentro desse espaço de 10 cm em apenas uma carreira. Essa contagem precisa ser feita desde o primeiro ponto dessa carreira ( apontado pela agulha vermelha) até o ponto que antecede a agulha rosa. observe: 


-> No meu módulo foi encontrado dentro do espaço de 10 cm o total de 16 pontos. Então já sabemos que : A cada 10 cm da faixa você tem uma média de 16 pontos.

Quinto passo:

-> Com a ajuda da fita métrica, novamente, vamos medir agora a circunferência da cabeça que irá usar o gorro. essa medida precisa ser tirada da testa em direção a nuca, que é o local exato onde ficará a faixa quando a boina estiver em uso.

-> No caso do vídeo, foi encontrado uma circunferência de 58 cm (adulto). se você for fazer para uma criança, é necessário que anote o valor que você encontrou.

Sexto passo: 
-> Vamos agora saber quantos pontos cabem no total de 58 cm. Vamos rever os dados já obtidos:
  • Tamanho da mostra: 10cm;
  • Quantidade de pontos encontrados na mostra: 16 pontos;
  • Tamanho da circunferência da cabeça: 58cm.
-> Primeiro passo do cálculo é dividir a circunferência da cabeça (58cm) pelo tamanho da mostra(10 cm):
58 : 10 = 5,8

-> Agora vamos multiplicar o valor da divisão acima (5,8), pelo total de pontos encontrados na mostra (16):

5,8 x 16 = 92,8

-> 92,8 é, na teoria, o total de pontos que teremos em uma barra de 58 cm, porém, precisamos trabalhar sobre esse valor ainda, pois três questões precisão ser observadas:
  • 92,8 é um ponto fracionado, não é possível usar um ponto fracionado, então precisaremos arredondá-lo.
  • A barra precisa ter um total de pontos que seja múltiplo de 8 para que o desenho das estrelinhas fique correto.
  • Sempre dê preferência a diminuir ao invés de aumentar a quantidade de pontos.
Sétimo passo: 
-> Se arredondarmos 92,8 para cima teremos 93, que é um número ímpar então não nos serve. Arredondando para baixo teremos o número 92 que é par, porém, não é múltiplo de 8. Então precisamos encontrar o número mais próximo de 92 que seja múltiplo de 8. Como cito acima "Sempre dê preferência a diminuir ao invés de aumentar a quantidade de pontos." então vamos procurar um múltiplo de 8 que esteja logo abaixo de 92.

92 : 8 = 11,5 (não serve)
90: 8 = 11,25 (Não serve)
88 : 8 = 11 (serve)!!

Então , o primeiro número mais próximo de 92 que seja múltiplo de 8 é: 88. Então esse é o total de correntes iniciais que eu precisei para fazer uma boina tamanho adulto com a lã Mollet e agulha de 3, 5mm! E você? 

Oitavo passo: 
-> Continuar o trabalho seguindo ao vídeo ( Que será postado nessa sexta feira)

Observação importante:

Qualquer material que você mude, mesmo que seja apenas a agulha, é importante que você faça esse teste, pois a mudança de agulha pode sim influenciar no tamanho final da peça!

Pessoal! Eu espero que vocês tenham entendido meus cálculos, mas, caso tenha dificuldade, clique no botão CONTATOS que está no topo desse blog e me mande um e-mail para que eu possa ajudar você a encontrar esse valor. OK! 

Agora vamos para uma breve explicação sobre as tramas que formam as "estrelinhas":
  • Os cordões terão sempre 10 corr;
  • As cores marrons e rosas serão sempre feitas por grupos de 4 p.a;
  • A cor branca será feita por grupos de 5 p.a e 2 p.a separados por um cordão;
  • A cor branca aparece a cada intervalo de carreira;
  • A primeira carreira de cor branca começa com um grupo de 6 p.a a carreira de cor branca seguinte começa com 2. aí repete.;
  • Comece a cruzar os cordões da primeira carreira para a última;
  • Os cordões de cores marrom e rosa cruzam entre si, desde que fiquem embaixo de  um grupo branco de 2 p.a;
  • Os cordões de cores brancas não se cruzam;
Bem pessoal é isso. Eu espero que vocês tenham entendido e consigam fazer o seu. Ah! e me mostrem o resultado. ok!! Antes de sair do blog eu peço a vocês que nos sigam, é só procurar, aqui do lado direito do blog, a caixa de seguidores, igual a que segue abaixo, e clicar nesse botão azul! colocar um e-mail e pronto!! Estará seguindo o nosso blog, não custa nada e você ainda irá nos ajudar muito!!

Vou ficando por aqui
Beijos e até a próxima!!!



1 Recados:

  1. Olá boa noite,
    Amei sua ajuda nessa medição farei o teste com lãs que vende na minha cidade tipo: Todo Dia e ou Premium ou Bebê Confort...para criança entre 4 e 6 anos e logo mostrarei pra você ver se deu certo viu...Um forte abraço da também Bya Santos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário. Se seguiu o blog é só deixar o link que eu retribuo!!!

 
Bya Ferreira - Crochet Designer © - crochet designer
Desenvolvido por Heart Ideas – soluções criativas.