10/10/2016

Videoaula Blusa Glamour (Com orientação de construção)

Olá seguidores!
Nessa semana a videoaula é dessa blusa estilo gola canoa, que iremos confeccionar com o fio Glamour da Círculo.

Como sempre surgem perguntas do tipo: Como faço o tamanho P, M e G então decidi mostrar aqui como eu cheguei ao total de correntes iniciais que mostro no vídeo. Minha intenção é que com essas orientações você consiga fazer a sua do tamanho que você precisa.
Os cálculos que eu fiz foi para construir a blusa pra o manequim que é de tamanho P. Observe como a blusa ficou no manequim na imagem acima.
A orientação que eu irei dá serve para qualquer material que você queira fazer sua peça, Mas , é necessário você prestar bem atenção no que segue. Vamos lá?

O R I E N T A Ç Ã O:
*********************************************************************

Primeira etapa:
  • Escolha o material que você quer sua blusa;
  • Vamos fazer uma pequena mostra do ponto utilizado na peça, mas, é fundamental que você use o mesmo material que queira fazer a blusa incluindo a agulha correta;
  • Sua mostra precisa ter um mínimo de 5 carreiras, pois quando as peças tem menos de 5 carreiras ainda não é possível definir o tamanho que a peça ficará;
  • Quanto a quantidade de correntes para iniciar sua mostra aí é uma decisão sua, o importante (Para que o cálculo fique mais fácil) é que sua mostra tenha no mínimo 10 cm. Observe como ficou minha mostra:

Segunda etapa:
  • Com o auxílio da fita métrica, meça 10 cm de sua mostra, por coincidência a minha deu praticamente 10 cm ficando apenas 1 ponto de fora, caso a sua tenha ficado maior não tem problema, o importante é que vc meça 10 cm. Observe a imagem abaixo:
  • Conte a quantidade de pontos em uma única carreira dentro da medida de 10 cm considerando pontos altos e correntes.
  • A minha mostra tem em cada carreira um total de 25 pontos, mas apenas 24 pontos ocupam o espaço de 10 cm, ou seja, a cada 10 cm de trabalho eu tenho 24 pontos. Anote o valor que você encontrou na sua mostra.
Terceira etapa:
  • Depois disso eu medir a circunferência do busto do meu manequim sem apertar. Observe:
  • Encontrei um total de 90 cm de busto.Anote o valor que você encontrou na sua medida.
Quarta etapa:
  • Agora é hora de saber quantos pontos cabem em 90 cm (Medida da circunferência do busto)
Para isso, Vamos dividir a quantidade de pontos encontrados na mostra por 10.
24:10 = 2,4

Em seguida, vamos pegar o resultado acima e multiplicar pela medida da circunferência do busto:
2,4 x 90 = 216

Então, em 90 cm nós temos um total de 216 pontos. Anote o valor que você encontrou em seus cálculos.

Nossa blusa é executada da seguinte forma:
Começamos de cima para baixo, fazendo uma parte de cada vez (Frente e costas) . 

Quinta etapa:

Então se vamos trabalhar uma parte de cada vez vamos pegar o resultado da multiplicação encontrado na quarta etapa e dividi por 2 que é o número que partes que terá a nossa blusa;
216: 2 = 108

Anote o valor da sua divisão.

Sexta etapa: 
O ponto do nosso trabalho é feito com múltiplos de 8. então o passo agora é saber se o número que você encontrou na quinta etapa é múltiplo de 8. Para isso vamos dividir:
108:8 = 13,5


Observação:   Caso o resultado da sexta etapa tenha dado um número inteiro, passe direto para a oitava etapa. Caso, assim como o meu, tenha dado um número fracionado, siga a sétima etapa.

Sétima etapa: 

Você precisa encontrar o número mais próximo do valor da quinta etapa que seja múltiplo de 8, pode ser um número maior ou menor, o importante é que seja o mais próximo.
No meu caso, o número múltiplo de 8 mais próximo de 108 é 104 e 112 (A diferença é de 4 pontos tanto para cima quanto para baixo, nesse caso, fico livre pra escolher) Eu escolhi o menor: 104
Oitava etapa: Como o trabalho, a princípio, é de ida e volta, então você adicionará +3 ao resultado que você encontrou .

No meu caso: 104 +3 = 107 (valor de correntes iniciais que eu faço na videoaula)

Pronto!
Sei que muitos de vocês podem achar que é algo dificil, mas, é tudo questão de prática o mais legal é que com as orientações acima você pode fazer uma blusa com qualquer ponto.

Vamos a lista de materiais:
*****************************************************************
  • 3 Novelos do fio Glamour
  • 1 Agulha de 2,00 mm;
  • Tesoura para arremate.
*****************************************************************
Bem, é isso. Eu espero que você consiga executar sua blusa do tamanho que você precisa,mas, caso não consiga, clique no botão CONTATOS no topo desse blog e me mande um e-mail contando sua dificuldade, entretanto é sempre bom que você tente, afinal minha resposta pode não ser tão rápida por causa da demanda de pessoas que me procuram.



obs.:
A mostra que voce fez só serve para quando você for fazer a peça com o mesmo material. Ex.; se por acaso for fazer várias blusas porém com materiais diferentes (Anne, Charme, Fashion...) Você precisará fazer uma mostra pra cada material, mesmo que o tamanho da peça seja o mesmo, mas se muda o material provavelmente muda a quantidade de pontos dentro do espaço de 10cm.


Vou deixar abaixo o link para a videoaula nas dua versões: destro e canhoto:
 Videoaula blusa Glamour canhoto
Videoaula Blusa Glamour Destro

Mas, antes de saírem daqui do blog, que tal deixar sua contribuição? O que peço é muito simples, rápido e não lhe custará nada! Siga o blog!! Como ? Basta procurar na lateral desta página um botão igual esse de baixo, clicar no botão azul, fazer login com uma conta, confirmar e pronto!! Não custará nada pra você e representará muito para este blog!




Vou ficando por aqui
Beijos e até a próxima!

6 Recados:

  1. Olá querida Bya ,muito obrigada pela sua atenção e carinho com o seu público que te acompanha,quwro te agradecer de coração,pois graças a você tenho realizado muitos trabalhos sem dificuldade,e agora aprendi mais um pouco com essa sua explicação...Que o Senhor Jesus continue te abençoando sempre mil bjs...

    ResponderExcluir
  2. bom dia amiga amei esta aula perfeto isto tudo p quem n tem esperiencia no croche como eu obrigada mesmo

    ResponderExcluir
  3. Boa noite querida estou amando suas aulas bjus...

    ResponderExcluir
  4. Bom dia minha linda!!! Adoro seus vídeos e explicações obrigado pela sua generosidade 😍😘😘🙏🌹

    ResponderExcluir
  5. Amei sua aula e a dica sobre a quantidade de pontos foi 10. Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  6. Muy lindo trabajo me gusta pero no entiendo cuanto cadenas tengo q hacer si mi yo usa talla 120 de busto cuantas cadenas tengo q hacer

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário. Se seguiu o blog é só deixar o link que eu retribuo!!!

 
Bya Ferreira - Crochet Designer © - crochet designer
Desenvolvido por Heart Ideas – soluções criativas.